A Tecnologia da Cientologia

Clique AQUI para abrir o índice dos posts mais importantes a respeito da organização criminosa autodenominada religião (O que é Cientologia, Dianética, Quem foi seu fundador L. Ron Hubbard, O Grande Segredo da Cientologia)

Este texto foi escrito pelo ex-cientologista Jon Atack, que explica as técnicas (ou tecnologia como eles chamam) da Cientologia. Trata-se do capítulo 13 do livro: “The Total Freedom Trap: Scientology, Dianectics and L. Ron Hubbard” (A Armadilha da Liberdade Total: Cientologia, Dianética e L. Ron Hubbard), com adaptação de Andreas Heldal-Lund. Traduzido e novamente adaptado por eu mesmo.

Leia e tire suas próprias conclusões:

As Técnicas em Cientologia

Apesar da maior parte das idéias básicas da Cientologia terem sido todas expressadas ao final de 1952, Hubbard continuou inventando novas técnicas que “garantiam” a cura de todas as doenças humanas. Ele pegou emprestado diversas formas de terapia e meditações para elaborar uma “Ponte“, que segundo ele leva uma pessoa a “liberdade total“.

A doutrina da Cientologia geralmente inicia-se com um teste gratuito de Stress, de Personalidade ou Análise da Capacidade Oxford (“Oxford Capacity Analysis”), onde a vítima é examinada por um aparelho eletrônico chamado de E-Meter (Hubbard Electrometer).

Não importa qual seja a resposta do E-meter, a vítima é induzida a pensar que tem mais problemas que realmente tem, ou tem suas vulnerabilidades exploradas. Geralmente, eles dizem que a vítima é uma pessoa muito inteligente (QI alto), mas tem algo que está tornando sua vida miserável.

Depois, eles vendem a idéia de que a única solução dos seus problemas encontra-se no livro “Dianética: a Ciência Moderna da Saúde Mental” e nos cursos da Cientologia. O primeiro curso geralmente recomendado é o Curso de Comunicação ou Rotinas de Treinamento.

Os “TRs” supostamente aumentam a habilidade de comunicação, mas já foram definidas por especialistas como sendo “a forma mais aberta de hipnose usada por qualquer seita destrutiva“.

No primeiro TR, duas pessoas permanecem sentadas em silêncio, de frente uma para outra, com os olhos fechados. No segundo TR, essas pessoas se encaram, algumas vezes por horas e horas, o que pode induzir alucinações e euforia.

No estágio seguinte, o TR “Bullbait”, a vítima deve sentar-se imóvel, enquanto o “auditor” faz de tudo para perturbar a vítima. A vítima progride lendo frases aleatórias do livro “Alice no País das Maravilhas“, por exemplo.

Então vem o TR-3, onde a vítima pergunta repetidamente para o auditor se “peixes nadam” ou “pássaros voam“.

No último TR do “Curso de Comunicação”, a vítima novamente repete uma dessas questões, tentando não se distrair com as coisas que o “treinador” diz ou faz.

Repetição é uma das formas de induzir um estado de transe.

Seguir esses procedimentos definitivamente fazem um indivíduo mais sucetível à orientações da Cientologia.

Do Curso de Comunicação, o novo recruta geralmente é encaminhado para o Programa de Purificação (Purification Rundown), após uma reunião com um vendedor da Cientologia, que convence a vítima que o programa vale o preço que é cobrado.

Aqueles que são submetidos ao Programa de Purificação são obrigados a tomar altas doses de vitaminas e minerais, e combinam corrida com tratamento de sauna por até cinco horas por dia. As altas doses de vitaminas podem criar várias reações psicológicas, incluindo experiências parecidas com uso de entorpecentes. Hubbard atribuiu tais experiências a eliminação de drogas e poluentes armazenados no corpo. Ele até mesmo alegou que LSD se armazena na camada de gordura corporal. Como LSD é instável e solúvel em água, isso é impossível, mas demonstra a constante ignorância científica de Hubbard. O calor exaustante da sauna pode levar a experiências de euforia, o que também diminui a opinião crítica da vítima.

A seqüência de passos na Ponte da Cientologia muda ano após ano. Após o Programa de Purificação, e outra entrevista com um vendedor da Cientologia, a vítima provavelmente é encaminhada ao “Curso da Chave de Hubbard para a Vida” (Hubbard Key to Life Course), ao custo, nos EUA, de U$ 4.000,00 a U$ 8.000,00 (oito mil a dezesseis mil reais), dependendo da cara do freguês.

Esse curso teoricamente anula toda a vida acadêmica da vítima, ao encaminhá-la para o básico da alfabetização. Frequentemente, por tratar a vítima como uma criança pré-escolar, causa uma regressão de idade, fazendo com que as vítimas fiquem ainda mais sucetíveis à Cientologia.

Do “Curso da Chave de Hubbard para a Vida”, a vítima segue para o “Curso Hubbard de Orientação da Vida” (Hubbard Life Orientation Course), e de lá para o curso “Processos Objetivos” (Objective Processes).

Há centenas de procedimentos de aconselhamento na Cientologia, ou “processos de audição“. O ” Processos Objetivos” foi o primeiro introduzido na década de 50. Hubbard garantiu que era necessário mostrar ao indivíduo que impulsos reativos (lembre-se que a mente reativa é a nossa inimiga) podem ser controlados se colocados sob o controle de outra pessoa (o chamado Auditor). Isto pode ser chamado de “controle mental. Nos Processos Objetivos, o indivíduo recebe ordens rígidas para repetir um ciclo de comportamentos até a exaustão.

Por exemplo, no “Procedimento de Abertura por Duplicação” (Opening Procedure by Duplication), o auditor e seu “cliente” ou “pré-clear”, estão sozinhos em um quarto com uma mesa em cada ponta. Em uma mesa, há um livro, na outra uma garrafa. O pré-clear (vítima) é instruída, com frases repetitivas, para olhar para o objeto do outro lado da sala, andar até ele, pegá-lo e identificar sua cor, peso e temperatura.

Sessões correm por duas horas, e geralmente levam 18 ou mais sessões para a vítima “superar” esta fase (quanto mais dinheiro melhor).

Eventualmente, esse ritual exaustivo traz uma sensação de flutuação, que a Cientologia chama de “exteriorização do corpo“, mas nada mais é que um efeito do transe hipnótico.

A Ponte da Cientologia fundamenta-se em uma série de passos, ou grades, cada qual com seu próprio objetivo. Na Grade Zero, por exemplo, as vítimas devem alcançar a habilidade de comunicar-se livremente com qualquer pessoa sobre qualquer assunto. Na Grade Um a vítima é supostamente liberada sem problemas.

Em 1959, Hubbard introduziu a “checagem de segurança” (security checking), onde os cientologistas são interrogados, tendo que reponder extensas listas de questões pre-preparadas, a respeito de suas transgressões morais. O E-Meter é utilizado como um detector de mentiras através dessas sessões (apesar da Corte do Distrito de Columbia, EUA já ter decidido que o E-Meter não tem eficácia comprovada no diagnóstico, tratamento ou prevenção de qualquer doença, nem ser medicamente ou científicamente comprovado de melhorar qualquer função corporal). Um arquivo de todas as confissões é cuidadosamente guardado, e tem se mostrado um meio altamente eficaz de silenciar dissidentes da seita.Este procedimento, renomeado de “processamento de integridade”, e que utiliza as mesmas listas de questões na época que era “checagem de segurança”, é colocado na Grade Dois, e frequentemente é repetido além dessa fase (geralmente ao custo de R$ 260,00 até R$ 1.000,00 por hora nos EUA).

A Cientologia presume que qualquer de seus membro pode se tornar em um risco a segurança da organização a qualquer momento.

Há um fundamento para essa suspeita, já que milhares de cientologistas abandonam a organização neste momento, incluindo pessoas ilustres que a Igreja recruta para melhorar sua imagem já tanto desgastada perante a opinião pública.

Há duas outras grades além destas, que antecedem ao início das audições dianéticas da forma como ocorrem hoje. Na Dianética da Nova Era, a vítima é induzida a reviver experiências de “vidas passadas”, que podem levar à conclusão de que seus problemas na vida atual decorrem de desilusões de vidas passadas.

Através da Dianética, espera-se que os “pré-clear” (as vítimas) atinjam o estágio de “Clear”, com a conclusão de que eles não precisam mais de suas “mentes reativas”, onde os “engrams” (a ilusão da existência de Deus, Jesus, outras religiões, etc… que foram implantadas) supostamente são armazenados.

Uma vez “Clear”, eles estão prontor para os Cursos Avançados da Cientologia, os chamados “Thetan Operantes” (Operating Thetan ou “OT).”

Clique AQUI para abrir o índice dos posts mais importantes a respeito da organização criminosa autodenominada religião (O que é Cientologia, Dianética, Quem foi seu fundador L. Ron Hubbard, O Grande Segredo da Cientologia)

Anúncios

7 thoughts on “A Tecnologia da Cientologia

  1. Eu me interessei ouvindo um programa na Rádio ***** comprei o Kit que continha:
    DVD,revista,o livro Dianética e a primeira sessão de audição grátis e pra aproveitar o meu interesse comprei mais alguns livros do autor Hubbard,assisti ao DVD,li os livros,pude perceber que a filosofia não me interessava,logo depois de alguns dias uma auditora da dianética ligou falando que queria marcar a sessão de audição,expliquei gentilmente que não tinha interesse em marcar a sessão,ela não aceitou a resposta,eu disse que se eu tivesse alguma dúvida eu retornaria a ligação,mas não foi o suficiente,pessoas diferentes e de diferentes números telefônicos começaram a ligar e insistir,lembro que uma moça ligou e deixou recado com um parente meu e depois começou a ligar sem parar e assim que alguém falava alô desligava na cara,quem será que precisa de tratamento psicológico?
    Será que é difícil pra essa gente entender a frase:Obrigado,mas não estou interessada?
    E esses telefonemas continuam até hoje e já faz um ano que comprei (e me arrependo) esse Kit Super Abacaxi.

  2. Rose, tomei a liberdade de esconder o nome da Rádio para dificultar qualquer tentativa de te identificarem.

    Obrigado por compartilhar sua experiência.

  3. Valeu! Quando escrevi nem pensei nisso, é tão difícil um espaço como esse,onde podemos ler e também escrever sobre cientologia.

  4. Mudando os termos do texto, mas mantendo a base:

    Apesar da maior parte das idéias básicas do Cristianismo terem sido todas expressadas ao final 300 D.C., a igreja continuou inventando novas técnicas que “garantiam” a cura de todas os pecados. Eles pegaram emprestado diversas formas de crença para elaborar um “Caminho“, que segundo eles leva uma pessoa a “salvação“.

    A doutrina da cristianismo geralmente inicia-se com um testemunho, onde a vítima é bombardeada de informações por um religioso. Que sabe todos os seus problemas e as soluções para eles. Já inclusive mataram por isso.

    Não importa qual seja a resposta do Clérigo, a vítima é induzida a pensar que tem mais problemas que realmente tem, ou tem suas vulnerabilidades exploradas por entidades. Geralmente, eles dizem que a vítima é uma pessoa muito importante para Deus, mas tem um espírito que está tornando sua vida miserável.

    Depois, eles vendem a idéia de que a única solução dos seus problemas encontra-se no livro “Bíblia” e nos cultos da igreja. O primeiro culto recomendado é a fogueira santa de israel, ou o culto dos 318 pastores.

  5. Na realidade qualquer instituição da fé tem benefícios ou malefícios para o ser humano, o bom senso sempre deve perdurar nas nossas escolhas a fim de cuidar da nossa alma, mente e corpo.

  6. Concordo plenamente com a Larissa, enfim qualquer instituição de fé tem seus malefícios e benefícios, porém uma organização como está, ora francamente né….. nos deixa sem fala, pois fazer estas coisas com pessoas que estejam completamente vulneráveis, não deixa de ser de fato uma tremenda covardia.
    Já fui atacado por um destes clears e confesso que a experiência até hoje pareçe-me aterradora. Não cheguei a ser “auditado”, mas tal clear por um período não me deixava em paz e queria demais me aplicar uma destas terríveis audições. Tudo que é por demais acirrado e vem de maneira explícita querer nos impor seu segmento, de uma forma a qual a vergonha fica completamente de lado, é extremamente difícil de se acreditar,ou pelo menos pra min o foi e agradeço a DEUS que não permitiu isso, pois sabe-se lá o que poderia aconteçer, ou o mesmo aconteçeria comigo, como o que aconteçe com essas e esses “ingenuos” que foram em busca sim de alguma cura para sua mente e alma, que foram auditados e tiveram sua mente e seu corpo castigados dessa maneira. Vô ti fala é tortura demais.
    Se eu entendi direito eles querem uma raça pura e livre de qualquer sentimento ou emoção passada ruim, que para eles não deixa a pessoa em questão ir pra frente na vida. Ora mais e ai, antes a pessoa é torturada demais, e ela mesma pode nunca mais esqueçer tais torturas. Sei lá me soa uma discrepancia tamanha e irracional. Vamos acordar e não aceitar essas imposições malignas, de maneira alguma em nossas vidas. É claro que muitos destes cientologistas saem disso, muito revoltados e procuram por a tona tudo o que viveram e presençiaram na mesma, o que nos serve de exemplo e muito grande. Eu agradeço a todos aqueles que sairam e agora metem a boca no trambone e bem alto para todos ouvirem e se avastarem dessa coisa que invade o psicológico tão profudamente e causando danos horrorosos a todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s