Origem da Scientology

A fim de melhor compreender este blog e seus objetivos, recomendo a leitura dos posts nesta ordem.

Scientologie, Wissenschaft von der Beschaffenheit und der Tauglichkeit des Wissens

by Anastasius Nordenholz

Cientologia: Ciência da Constituição e Utilidade do Conhecimento, de Anastasius Nordenholz

Você já se perguntou de onde L. Ron Hubbard tirou a palavra “Scientology” e o seu significado como “Ciência do Conhecimento?” Bem, vamos aqui responder à sua questão.

O livro Cientologia: Scientologie, Wissenschaft von der Beschaffenheit und der Tauglichkeit des Wissens, de Anastasius Nordenholz, foi publicado pela primeira vez em 1934, pela Editora Ernst Reinhardt de Munique, Alemanha. A primeira edição de “Scientologie” teve exatamente 600 cópias.

Sua tradução para a língua inglesa foi feita em 1968, por Woodward McPheeters, que traduziu como “Scientologie: Science of the Constitution and Usefulness of Knowledge“. Em português, sua tradução seria “Cientologia: Ciência da Constituição e Utilidade do Conhecimento”.

A segunda publicação foi lançada em 1937, sob o título “Scientology: System of Knowledge and Science” (Cientologia: Sistema de Conhecimento e Ciência”.

scientologie1.jpg

Em 1934, o Dr. Anastasius Nordenholz lançou seu livro com a questão “O que é conhecimento?”. Ele nasceu em Buenos Aires, em 1 de fevereido de 1862. Seu pai era o Consul da Alemanha na Argentina. Ele viveu até os 16 anos na Argentina, e depois foi morar na Alemanha. Após a Primeira Guerra Mundial, ele retornou à Argentina, onde morou na província de Santa Fé até sua morte, em 21 de setembro de 1953, aos 91 anos de idade.

nord001.gif nord002.gif

Dr. Anastasius Nordenholz

Formado em Direito, Política Econômia e Doutor em Filosofia.

———————————————-

Conselho da Integridade Espiritual

O Conselho da Integridade Espiritual lançou uma edição de cópia de fax das duas edições do livro, tanto em alemão quanto em inglês. Essa edição foi promovida em “livre espírito“. Veja o que eles escreveram como prefácio:

Introdução à Edição de Facsímile

A qualidade da reprodução desta cópia deste livro por fax deixa muito a desejar. Os editores pedem desculpas por isso, e esperam que o leitor possa entender que esta é, até onde sabemos, a única cópia disponível deste raríssimo livro e de sua tradução. Ainda assim, esta cópia é um documento valioso e esclarece algumas questões importantes com relação à originalidade dos trabalhos de L. Ron Hubbard. Certamente, a criação do nome “Scientology” é agora visto sob um novo aspecto. (“Scientologie” é o equivalente à aquela palavra, e de fato na Europa a Scientology se espalha utilizando o nome “Scientologie“).

O lema “Ciência de Saber como Saber” (um dos utilizados pela Igreja da Cientologia), foi obviamente extraído de um subtítulo do livro de Nordenholz.

Há interesses poderosos que estão muito embaraçados com a existência do livro que vocês têm em mãos. Todos os esforços possíveis foram feitos para suprimí-lo. Alguns ficarão devastados com o abalo em suas informações estáveis. Mas há aqueles que irão encontrar nele uma interessante adição como experiência nesta vida, e embora tenham que reajustar sua perspectiva, não o deixarão invalidar o que já aprenderam a tão alto custo.

THE COUNCIL FOR SPIRITUAL INTEGRITY

Bem, vamos então, à tradução e adaptação do pequeno sumário do editor do livro do Dr. Nordenholz:

“O problema inicial encontra-se em “O que é Conhecimento?” Nordenholz estabelece o fato de que nossas “ciências mundiais” lidam com aspectos e partes isoladas do “mundo” e prestam mais atenção à uma visão mais holística do conhecimento. Ele chama a cada vez maior penetração em matérias e estruturas de “uma tentativa para escapar o desconhecido andando para o mais desconhecido ainda”. Ele está avisando que o pensamento descuidado somente vê o fato no “mundo” sem provocar um esclarecimento final, se conscientemente está, ou não, envolvido no processo de criação do universo (pg. 5; Nota do Editor: estas são referências as páginas do livro).

Levantando a questão “o que nós podemos saber, o que deve ser conhecido sobre o conhecimento para justificar o mundo?”, Nordenholz proclama por uma “Ciência do Conhecimento“(lembra do que significa Scientology, segundo a Igreja da Cientologia?), e em razão disto, cria o termo “Scientology” (ou Scientologie em alemão) (pg. 1). O objetivo da Cientologia é a ascensão dos sistemas de conhecimento, de compreensão por simplesmente compreender. Conhecimento é um material comum a todas as outras ciências. Ele segue explicando que ciência do conhecimento é a ciência-chave do universo de ciências do mundo. Todas as outras ciências do mundo tem a ciência do conhecimento como seu pressuposto.

scientologie2.jpg

scientologie3.jpg

scientologie4.jpg

scientologie5.jpg

Nota do tradutor: “Aproveite seus estudos. Eu estou certo de que você irá achar ele útil em termos de novos relacionamentos na vida, e sabendo que você não foi previamente ensinado, bem como talvez tenha uma melhor interconecção com as informações que você já possui. ‘Aproveite, eu aproveitei’. WMcP (Woodward McPheeters)” – Esse papo parece familiar?

scientologie6.jpg

scientologie7.jpg

scientologie8.jpg

scientologie9.jpg

Advertisements

3 thoughts on “Origem da Scientology

  1. É um fato que o Argentino Anastasius Nordenholz escreveu o livro Scientologie 1934.
    É também fato que o nome “Cientologia” vem da conjugação das palavras gregas “Scio + Logos” = Estudo do Conhecimento.
    Portanto, é um fato que não é uma palavra criada ou inventada, nem por Anastasius, nem por L. Ron Hubbard e, que antes deste, já havia sido composta.

    L. Ron Hubbard sempre deu créditos a todos os que nos últimos cinco mil anos, de alguma forma contribuíram para o Estudo da Psique ou seja, o estudo da Alma, da Mente, do pensamento, emoção, sentimento… E seus efeitos sobe o corpo (somatizações) e comportamentos (psicanálise e a ciência de comportamentos, a psicologia).

    Tanto Anastaisius quando Lafayette Ronalda Hubbard estaviveram no estudo das Causas, e não em cima de estudos de efeitos (somáticos e comportamentos).

    L. Ron Hubbard declarou que esta era uma matéria de direito da humanidade.
    O que fizeram Anastasius dentro do conceito do “Estudo do Conhecimento” e o próprio Ron? Esta a importância maior.

    Alguém poderia contestar a Religion Tecnology Center ou Church of Scientology como sendo detentora dos Direitos Autorais de L. Ron Hubbard, ou que desviaram as metas iniciais propostas por LRH, após sua ‘morte’.

    Porém, o importante seria o conhecimento da própria ORGANIZAÇÃO DO RON, ou RON’S ORG, que é independente do RTC.
    Então, quando souberem quem é detentor dos direitos autorais de Anastasius, saberão a verdadeira história atual, entre a CIÊNCIA deixada por RON e a Religião que a está utilizando.

    E isto poderia ser questionado diretamente pela RON’S ORG que não pertence ao RTC, aliás, em posições bem diferenciadas.

    Portanto, a crítica não tem que ser sobre a CIENTOLOGIA ou sobre L. RON HUBBARD, mas sim, sobre o USO do que nos foi legado, existindo estas duas correntes divergentes.

    CRITICAR OU DIFAMAR, com dados concretos, sim, mas aí seria uma crítica contra a CHURCH OF SCIENTOLOGY não sobre ‘seus fundadores’, cuja Organização do Ron, ambos preseveram – Anastasius e LRH.

  2. I have copies of both copies of Nordenholz’s 1934 and 1937 books. Hubbard also lists Nordenholz’s work as research material, along with many philosophers on the subject. When having Nordenholz’s translated into English, I found major discrepancies between the original books and The Council for Spiritual Integrity’s [extremely doctored] version. In the Council’s version, whole chapters were deleted and in some remaining chapters, even rewritten. When We approached Nordenholz’s relatives, not only did we find the Council’s account of the relative’s reply fabricated, the relatives produced letters from Hubbard asking for permission to use Nordenholz’s work as research material. One letter dates to March 1937. Nordenholz wrote back to Hubbard thanking him for offering to continue research on his work.

  3. Sou grato a todos que disponibiliza este conhecimento aqui,pois depois de longa busca encontrei a verdade destes fatos aqui, obrigado!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s