A caminho do Brasil, Tom Cruise tenta salvar imagem e evitar decadência

Astro vem ao país lançar o filme ‘Operação Valquíria’, em que vive nazista. Imagem do ator foi prejudicada por gafes na TV e apoio à Cientologia.

Fonte G1, no Rio

Tom Cruise

O Rio recebe a partir desta sexta-feira (30) a visita de Tom Cruise, que já foi um dos astros mais poderosos de Hollywood. Já foi ou ainda é?

A vinda do ator ao Brasil pode dar algumas pistas sobre este momento de sua carreira, em que Cruise, aos 46 anos, tenta evitar a decadência e salvar sua imagem pública, prejudicada nos últimos anos por gafes na TV e apoio à Cientologia.

Cruise vem ao Brasil para o lançamento do filme “Operação Valquíria”, com uma pré-estréia de gala marcada para a próxima terça-feira (3), no Cinema Odeon BR. Cercada de controvérsias, a superprodução é dirigida por Bryan Singer (de “X-Men 2”) e traz Cruise como o oficial nazista Colonel Claus von Stauffenberg, que liderou um plano para assassinar Adolf Hitler e colocar fim à Segunda Guerra.

Turnê de divulgação

O Brasil é um dos muitos países visitados por Cruise em sua turnê de divulgação do longa-metragem, que nas últimas semanas passou pela Inglaterra, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Itália e outros.

São mercados importantes para o faturamento de “Operação Valquíria”, que teve uma bilheteria magra nos EUA, onde estreou dia 25 de dezembro em quarto lugar no ranking. Só depois de um mês em cartaz nos cinemas americanos o filme conseguiu equilibrar as finanças e pagar os cerca de US$ 75 milhões investidos na produção.

“Operação Valquíria” decepcionou também no Oscar e na temporada de prêmios que o precede. Nas indicações ao prêmio da Academia, o longa passou em branco. Já no Globo de Ouro, Tom Cruise foi lembrado como concorrente; não por “Valquíria”, mas por uma ponta que fez na comédia “Trovão tropical”.

No longa de Ben Stiller, Cruise aparece como um asqueroso executivo de Hollywood, irreconhecível, com um nariz postiço, uma peruca careca e um corpo rechonchudo. A performance cômica de Cruise, na pele de um completo antigalã, roubou a cena em “Trovão tropical” e fez maravilhas pela imagem pública do astro, que andava em baixa.

Imagem desgastada

Nos últimos anos, Cruise vem sendo duramente criticado devido a seu apoio declarado à Igreja da Cientologia, cujos seguidores se opõem à psiquiatria. Em 2005, o astro fez uma declaração polêmica em um programa do canal NBC, em que atacou publicamente a atriz Brooke Shields por ela ter usado medicamentos para tratar sua depressão pós-parto e classificou a psiquiatria como “pseudociência”.

Seu envolvimento com a Cientologia também gerou problemas durante a produção de “Operação Valquíria”, quando líderes alemães se opuseram à possibilidade de Cruise interpretar uma figura histórica como coronel Stauffenberg, já que a Alemanha não reconhece a Cientologia como religião, mas como seita.

O comportamento de Cruise tornou-se ainda mais bizarro aos olhos do público depois que o ator deu pulos sobre o sofá durante o programa de entrevistas de Oprah Winfrey, diante de milhões de telespectadores, proclamado seu amor por sua então namorada Katie Holmes.

Bilheterias também em baixa

As bilheterias também sentiram a queda da imagem pública do astro, que já tem mais de 25 anos de carreira. Em 2005, “Missão Impossível 3” amargou resultados abaixo da expectativa, faturando apenas US$ 133 milhões no mercado americano depois de exigir um investimento de 150 milhões.

Para produzir ‘Missão Impossível 3’, Cruise havia firmado um contrato que o colocou como o ator mais bem pago de Hollywood, recebendo 30% da bilheteria líquida de cada novo filme. Como resultado, a Paramount decidiu não renovar o contrato que mantinha com o astro havia 14 anos, numa das manobras mais surpreendentes da história recente da indústria cinematográfica americana.

Em seguida, Cruise atuou no drama “Leões e cordeiros”, que também não foi bem nas bilheterias, fazendo o ator cair na lista dos nomes mais lucrativos do cinema, sendo ultrapassado por sua ex-mulher, Nicole Kidman.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s