Controle Mental da Cientologia – parte 2

Clique AQUI para saber o que é a cientologia ou AQUI para ir ao índice de posts recomendados pelo blog.

Para uma melhor compreensão deste texto, recomendamos também ler a experiência de um jornalista português que passou 3 meses com a Cientologia em Portugal (clique AQUI).

Clique AQUI para ler a parte 1 desta matéria do website Ask the Scientologist, que publicou uma pequena série de textos a respeito do controle mental feito pela Scientology.

Controle Mental da Cientologia – parte 2

“Como foi mencionado no Controle Mental da Cientologia – parte 1, a Cientologia utiliza diversos métodos para treinar pessoas a controlarem devidamente seus próprios pensamentos, para que aceitem conceitos e controles que, sob circunstâncias normais, dificilmente aceitariam.

Naquele artigo, nós vimos como o conceito de “entheta” permite que cientologistas rejeitem informações “negativas”, ainda que sejam verdadeiras, e aceitar informações “positivas”, sem qualquer análise (da veracidade ou não).

Apesar de ser o começo para um bom controle mental, não é realmente o bastante.

O próximo passo para o controle de pensamentos dos cientologistas está contido no famoso “Mantendo a Cientologia Funcionando (Keeping Scientology Working – KSW)”. Esta carta política de Hubbard é a primeira coisa que todo cientologista deve ler e “reproduzir” quando está em qualquer treinamento da Cientologia.

Neste momento, você deve entender o que aquela palavra “reproduzir, duplicar” significa dentro da Cientologia. Apesar da definição oficial da Cientologia dizer que se trata de “fazer uma cópia perfeita”, isto não é o que se aplica quando você está estudando a Cientologia. “Reproduzir”, quando se está estudando Cientologia, significa “concordar absolutamente“.

Deixe-me explicar. Na Tecnologia de Estudo de Hubbard, presume-se que o material estudado está 100% correto e é 100% aplicável. Se o estudante não entende o material ou se (gulp!) discorda do material, é culpa do estudante, nunca do material — e uma vez que o estudante “lida com sua dificuldade de estudo” ele irá concordar com o material em estudo.

E o primeiro item em todos os cursos que o cientologista participa é o tema “Mantendo a Cientologia Funcionando”.

E o que essa carta de Hubbard diz? Nela, Hubbard modestamente declara que ele criou uma tecnologia absolutamente perfeita e sempre funcional para qualquer coisa. Ninguém o ajudou; tudo o as outras pessoas jamais fizeram foi, de acordo com a análise de Hubbard, horrível e destrutível; somente as soluções de Hubbard são boas; se você aplicar a tecnologia de Hubbard e ela não funcionar, a culpa é sua, você fez alguma coisa errada; e (na minha opinião a presunção mais esperta), as pessoas que discordam com Hubbard e sua tecnologia são muito más.

E todos os cientologistas, como ponto inicial, devem concordar completamente com esses conceitos antes deles continuarem com qualquer outro estudo.

Daquele ponto em diante, a habilidade do cientologista em controlar seus próprios pensamentos de acordo com o que a Cientologia requer se torna simples.

Se o Hubbard disse algo: é verdade.

Se as provas são contrárias ao que Hubbard disse: as provas são falsas.

Se alguém discorda com Hubbard: essa pessoa é má.

Se alguém aplica a tecnologia de Hubbard e nada acontece, ou algo ruim acontece: a culpa é dessa pessoa, não de Hubbard.

Se alguém não obtém resultados maravilhosos na Cientologia: essa pessoa é uma das pessoas más.

E assim por diante.

A carta “Mantendo a Cientologia Funcionando” estabeleceu essas idéias imutáveis. Uma vez que esses “fatos” forem absorvidos pelo cientologia, toda sua percepção, lógica e conclusões devem ser moldadas para adequar-se a estes “fatos”. Não é mais possível ter pensamentos independentes e atualizados.

O controle mental funciona da seguinte maneira:

* “O que Ron disse aqui não faz sentido!” (Controle mental: você deve ter um problema de estudo, é tudo culpa sua. Continue estudando até que você concorde com isso.)

* “Eu fiz tudo de acordo com o que o Ron disse, mas nada aconteceu!” (Controle mental: a culpa é sua, você fez algo errado, volte e estude o material novamente.)

* “Eu me submeti ao processo, mas eu não me sinto nem um pouco melhor.” (Controle mental: Cale-se! Somente as pessoas más falham em obter resultados da Cientologia!)

* “Eu realmente não gosto desta parte da Cientologia!” (Controle mental: Cale-se! Cale-se! Isso significa que você é uma das pessoas más! Você gosta disso, você não pode ser do mal!)

São por estas razões que “Mantendo a Cientologia Funcionando” é a primeira coisa estudada e por que deve-se concordar com ela antes de continuar com qualquer outra coisa. Daquele ponto em diante, bons cientologistas nunca criticam L. Ron Hubbard, David Miscavige ou a Cientologia, não importa o que vejam, não importa o que aconteça, sob pena de tornarem-se pessoas más. Qualquer falha, discordância, qualquer problema na Cientologia será sempre culpa dos cientologistas.

Agora, cientologistas acreditam que estudam aquela carta em todo curso para assegurar que a tecnologia de Hubbard permaneça pura e para garantir que todo cientologista a defenda. Bem, se isso fosse verdade, então por que toda a tecnologia de Hubbard foi modificada após a sua morte? Nada do que Hubbard fez permaneceu exatamente como ele a deixou. Nada. Não, obviamente ninguém está usando o “Mantendo a Cientologia Funcionando” para defender a tecnologia de Hubbard. Certamente este não é o objetivo.

Mesmo após abandonar a Cientologia, algumas pessoas frequentemente mantém esta idéia fixa de que todo e qualquer fracasso é culpa delas e que elas são más. Mas a maioria recupera sua habilidade para ver o que realmente acontece, avaliar o que é realmente verdade e saber quem e o quê é do mal e por quê.

Hubbard jamais apresentou nenhuma prova de que ele sempre estava certo. Ele nunca apresentou nenhuma prova de que sua tecnologia era 100% eficiente. Ele nunca apresentou nenhuma prova de que “todos que discordam dele são do mal”. Nada. Nunca. Ele apenas disse isso e insistiu que qualquer um que o desafiasse, duvidasse ou discordasse dele era do mal e deveria ser punido.

Se uma pessoa passa pelo “Mantendo a Cientologia Funcionando” (concorda com ele), eles aprenderam a habilidade avançada de controlar seus próprios pensamentos.

Agora essa pessoa amadureceu-se como cientologista.”

Clique AQUI para ler a terceira parte desta matérial.

Veja reportagens e vídeos sobre a seita da Scientology e sua armadilha Dianética (Dianetics) clicando aqui.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s