Promotoria pede dissolução da Cientologia na França

Clique AQUI para saber o que é a cientologia ou AQUI para ir ao índice de posts recomendados pelo blog.

Com Efe e France Presse

Colaboração para a Folha Online

Scientologie Espace Libraire

Scientologie Espace Libraire

A Procuradoria de Paris pediu nesta segunda-feira a dissolução das duas principais organizações da cientologia na França, uma multa de dois milhões de euros para cada uma e penas de até quatro anos de prisão em liberdade condicional para seus principais líderes, em um julgamento por “fraude em quadrilha organizada“.

A audiência contra o que a França considera como uma seita, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos e em outros países, começou em 25 de maio após uma denúncia apresentada nos anos 90 por quatro ex-adeptos da cientologia francesa.

De acordo com a Promotoria, as estruturas que devem ser dissolvidas são a Associação Espiritual da Igreja da Cientologia – Celebrity Center e a livraria Scientologie Espace Libraire (SEL).

Os pedidos de penas em liberdade condicional, a serem cumpridas apenas no caso de um novo crime em até cinco anos, vão de dois a quatro anos de prisão e se completam com multas de entre dez mil e 150 mil euros e a privação dos direitos cívicos dos quatro responsáveis da cientologia processados, entre eles Alain Rosenberg, seu principal dirigente na França.

Outros sete membros da cientologia estão sendo julgados por “exercício ilegal da medicina“.

Segundo o código penal francês, na segunda vez em que a Justiça do país investigar a entidade sob o conceito de “pessoa moral”, a sentença pode efetivamente ditar sua dissolução. O julgamento termina no próximo dia 10.

A cientologia foi fundada nos Estados Unidos. em 1954 pelo escritor de ficção científica Lafayette Ron Hubbard como uma “filosofia religiosa aplicada” para “fazer o homem mais feliz através da compreensão de si mesmo como ser espiritual”.

A igreja foi reconhecida oficialmente como religião nos EUA quase 20 anos mais tarde. No entanto, é considerada seita e acusada na França e em outros países europeus –entre eles Bélgica, Alemanha e Grécia– de explorar financeiramente os membros. Em 2007, a justiça espanhola permitiu a inscrição da Cientologia no “Registro de Entidades Religiosas”.

Um dos seguidores mais conhecidos da cientologia é o ator Tom Cruise.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s