O que é “Disconnection” (desconexão ou desligamento)

Clique AQUI para abrir o índice dos posts mais importantes a respeito da organização criminosa autodenominada religião (O que é Cientologia, Dianética, Quem foi seu fundador L. Ron Hubbard, O Grande Segredo da Cientologia)

Você se considera uma pessoa determinada, que sempre vai até o fim de tudo que começa? Você ama sua família e seus amigos, não importa que opinião eles tenham a respeito das suas crenças religiosas pessoais?

Bem, saiba que ambas as coisas são incompatíveis com a Cientologia.

Se você acaba de iniciar seus “estudos” em dianética e cientologia, e pretende percorrer a “Ponte para a Liberdade Total” até o fim, saiba que, em um ponto ou outro, você irá ser induzido a se desligar completamente de qualquer pessoa não concorde com os seus gastos com a cientologia ou com a ideologia por ela pregada.

Isso significa que, se sua mãe critica a Cientologia, você nunca mais irá falar com ela. Se o seu melhor amigo disser para você não gastar tanto dinheiro com a Cientologia, você irá se desconectar dele. O mesmo poderá ocorrer com seus demais parentes, amigos ou colegas.

Parece incrível, não é mesmo? Pois bem, vamos ver agora como acontece isso, e por que as manifestações anti-cientologia sempre batem na mesma tecla de que a seita destrói vidas e lares.

O que é “Disconnection” (desconexão ou desligamento)

Texto baseado no website oficial de Jenna Miscavige Hill, sobrinha de David Miscavige, nascida e criada na Cientologia e hoje vítima da Desconexão após deixar a Cientologia comandada pelo seu próprio tio.

Veja aqui uma entrevista dela no programa Inside Edition:

“Disconnection” é o rompimento de todas as ligações e comunicações com alguém que é declarado uma pessoa supressora (inimiga) pela Cientologia. Isso pode incluir familiares, amigos, marido, namorado, colegas de trabalho, conhecidos ou qualquer outra pessoa crítica à organização.

Essa política oficial, escrita pessoalmente pelo fundador, é um assunto sensível entre cientologistas e críticos. Cientologistas acreditam que a “disconnection” geralmente é uma ação necessária para, ao final, beneficiar o grupo como um todo. Críticos acreditam que é uma prática muito prejudicial porque é uma chantagem emocional que destrói famílias e relacionamentos pessoais.

Onde está o fundamento da Cientologia para Desconectar alguém?

Segundo o Boletim HCO de 10 de setembro de 1983, chamado de “PTSness and Disconnection” (Fonte Potencial de Problemas e Desconexão):

“Um cientologista pode se transformar em PTS (Potencial Fonte de Problemas) em razão de estar conectada com alguém que é contra a Cientologia ou seus princípios. Para resolver a situação de PTS, ou ele RESOLVE o antagonismo da outra pessoal (como ensinado nos materiais de como resolver PTS) ou, como último recurso quando todas as tentativas de resolver falharem, ele se desconecta da outra pessoa. Ele (o cientologista) está simplesmente exercendo seu direito de comunicar-se ou não com uma pessoa em particular. Com nossa tecnologia em LIDAR ou DESCONECTAR, nós, de fato, não estamos fazendo nada diferente que qualquer sociedade ou grupo ou casamento ao longo de milhares de anos.” – L. Ron Hubbard

Quando a “Disconnection” é aplicada?

Um Executivo de Ética (“Ethics Officer”) pode deparar-se com uma situação onde um cientologista está conectado com uma pessoa considerada supressora. Neste caso, ele aplica o seguinte ensinamento de L. Ron Hubbard:

Na verdade, uma SP (pessoa supressora) está absolutamente, completamente aterrorizada que alguém se torne mais poderosa… Em tal situação, o PTS (cientologista ligado à um SP) não irá chegar a lugar nenhum tentando lidar com a pessoa. A resposta é a desconexão.” – L. Ron Hubbard

Embora alguns cientologistas afirmem que a “disconnection” é uma decisão feita somente pelo próprio cientologista, tal alegação da organização é enfáticamente refutada, inclusive pelo cineasta Paul Haggis, diretor do filme Crash e vencedor do Oscar, que abandonou a Cientologia e postou em seu blog os motivos, dentre os quais a pressão para que sua esposa se desconectasse de seus próprios pais.

Quais são os argumentos apresentados pela Cientologia em favor da “Disconnection”?

Interessantemente, alguns porta-vozes da Cientologia insistem regularmente que a Desconexão não existe mais na Cientologia. Outros cientologistas citam o texto acima e dizem que a “disconnection” é o último recurso, que só é aplicada em circunstâncias extremas. Outros dizem que “disconnection” é uma decisão individual, tomada somente pelo próprio cientologista. Por fim, os demais argumentam que todo grupo tem o direito de se proteger de “ameaças”.

Alguns cientologistas fazem uma ligação da Desconexão com Excomungação, apesar das duas coisas não terem nada a ver uma com a outra. Embora as pessoas excomungadas serem proibidas de receber benção, suas famílias e amigos não são pressionadas a abandonar elas. Na verdade, um excomungado não deixa de ser cristão, já que seu batismo não é afetado.

A razão pela qual é tão difícil para alguém tomar medidas judiciais contra a “desconexão” é porque elas temem represálias da direção da Cientologia, que utiliza-se de ameaças, coerções, isolamento social e “Fair Game”.

A Cientologia também utiliza-se de artifícios para convencer a pessoa que está aplicando a “disconnection” de que a decisão é somente dela. Assim o cientologista que está se desligando de um ente querido pensará que isso é necessário para seu progresso na Cientologia.

Que atitudes podem fazer com que você seja considerada uma pessoa supressora pela Cientologia?

Não há uma explicação simples do que constitui uma pessoa supressora (SP). Geralmente uma pessoa é considerada Supressora se ela cometer qualquer das ofensas listada como High Crimes (Grandes Crimes). Há dúzias de Grandes Crimes na Cientologia, dentre as quais estão:

– Violação de Direitos Autorais

142) Usar as marcas e serviços registrados da Dianética e Cientologia sem a autorização expressa ou licença de um dos proprietários das marcas ou de um licenciador autorizado.

149) Uso não autorizado dos materiais da Dianética e Cientologia.

150) Manter, usar, copiar, imprimir ou publicar materiais confidenciais da Dianética e Cientologia sem a autorização expressa ou licença do autor dos materiais ou seu licenciador autorizado.

153) Alteração intencional e não autorizada da tecnologia, política, questões ou listas de LRH.

– Praticar Cientologia fora da Organização da Igreja da Cientologia

145) Organizar grupo separado da Cientologia e continar denominando-se Cientologia ou qualquer outra coisa.

146) Organizar grupos separado para usar informações da Cientologia ou parte dela para distrair pessoas da Cientologia padrão.

145 e 146 são utilizados para deter pessoas de praticarem a Cientologia fora da organização. É por isso que membros da Freezone são declaradas supressoras.

– Tomar medidas judiciais contra a Cientologia

158) Propor, defender ou votar por legislação ou normas, regras ou leis que suprimam a Cientologia

160) testemunhar perante o Estado ou processos públicos contra a Cientologia para suprimi-la.

161) Denunciar ou ameaçar denunciar a Cientologia ou Cientologistas para as autoridades em um esforço para suprimir a Cientologia ou impedir Cientologistas de praticar ou receber Cientologia padrão.

162) Propor ação civil contra a organização da Cientologia ou Cientologista, incluindo por restituição ou pagamento de contas, sem antes levar o assunto para o Chefe de Justiça Internacional e obter uma resposta.

174) Processar uma pessoa da Cientologia sem justificativa em medidas cíveis ou criminais.

– Falar mal da Cientologia em público

156) Desagravo público da Cientologia ou Cientologistas bem vistos pela organização da Cientologia.

157) Declarações Públicas contra a Cientologia ou Cientologistas, com exceção de Comitês de Evidência (da própria Cientologia) devidamente constituídos.

159) Julgar culpados Cientologistas pela prática da Cientologia padrão.

164) Escrever cartas anti-cientologia ou fornecer informações anti-cientologia ou anti-cientologista para a imprensa.

– Pedir seu dinheiro de volta

163) Demandar a devolução de parte ou todos os pagamentos feitos pelos treinamentos padrão ou por pagamento feito em parte ou em todo por treinamento ainda disponível e não feito em razão do abandono que quem está demandando a devolução.

– Conversar ou Associar-se com Pessoas Supressoras

166) Relacionamento com uma pessoa ou um grupo considerado supressor pelo HCO (Escritório de Comunicação do Hubbard).

167) Falhar em lidar ou desconectar de uma pessoa comprovadamente culpada por atos supressivos.

– Dizer a qualquer pessoa que você está deixando a Cientolgia

215) Informar colegas da equipe que você está deixando a equipe.

230) “It is a high crime to publicy depart Scientology”: é um Grande Crime deixar a Cientologia publicamente.

Por que a Disconexão é tão prejudicial?

Ao tempo em que concordamos que um grupo tem o direito de se proteger de ataques, vamos ver como a desconexão funciona na prática:

Digamos que uma pessoa viola a regra 230 acima. Ela foi cientologista por 20 anos, e decide que não quer mais ser cientologista. Ele informa isso ao seu pai, sua mãe, amigos e colegas que está deixando a Cientologia.

Bem, essa pessoa cometeu um Grande Crime, e irá ser declarada Pessoa Supressora (SP). Se o pai, a mãe, amigos e colegas continuarem a ser Cientologistas, e continuarem a se relacionar com a pessoa que abandonou a Cientologia, elas estarão cometendo o Grande Crime 167, e podem elas mesmas serem declaradas Supressora se elas não cortarem qualquer relacionamento ou comunicação com a pessoa que está saindo.

Em outro exemplo, suponhamos que o marido ou mulher de alguém pediu para ele tentar a Cientologia. Essa pessoa participa de 10 cursos, e acha que não recebeu nenhum benefício. Se essa pessoa pedir seu dinheiro de volta, estará violando a regra 163. O cônjuge que continuar na Cientologia terá que se desconectar dessa pessoa, ou poderá violar a regra 167.

Mais um exemplo: uma jovem é abusada sexualmente por um cientologista. Ela decide denunciar a violência para a Polícia, mas se o fizer estará violando a regra 174. Sua família e amigos cientologistas irão convencê-la a retirar a queixa (lidar com a situação) ou irão parar de falar com ela (desconectar).

Agora imagine que todos os seus amigos, familiares e colegas de trabalho acreditam que a Cientologia é o único caminho para libertar o espírito. Quando você comete um Grande Crime com os listados acima, a organização irá fazer com que todos eles se desconectem de você, caso contrário eles arriscarão passar toda a eternidade sem a chance de se tornarem mais fortes e livres. Desconectar ou arriscar perder o trabalho. Desconectar ou arriscar perder todos os amigos. Desconectar ou ser desconectado.

Esta forma de coerção viola não apenas os direitos jurídicos e direitos fundamentais do ser humano como indivíduo, é também extremamente eficiente para manter todos em silêncio. Muitos dos que deixam a Cientologia ainda tem familiares e amigos na Cientologia, ou trabalham em um ambiente de trabalho cientologista. Ou talvez seja locatário de um cientologista. Quando alguém entra para a Cientologia, ele é imediatamente encorajado a se envolver somente com a comunidade da Cientologia.

O que VOCÊ faria nessas circunstâncias? Perder seu emprego e sua casa? Perder seu pai e sua mãe? Ou ficar quieto?

Clique AQUI para abrir o índice dos posts mais importantes a respeito da organização criminosa autodenominada religião (O que é Cientologia, Dianética, Quem foi seu fundador L. Ron Hubbard, O Grande Segredo da Cientologia)

2 thoughts on “O que é “Disconnection” (desconexão ou desligamento)

  1. A ganância e o poder esta na pessoa em maior ou menor proporção independente de classe social, religião etc. A ganância mascarada -a mais tradicional,gera o poder incontrolavel acima do bem e do mal. Todos nós em algum tempo da vida desejamos que algo nos aconteça de bom não interessando de que forma, que nos faça ficar”bem de vida”sem medos, sem grandes esforços e por tempo indeterminado. O preblema não raro não é o ter, mas a necessidade de manter tudo o que juntamos pela vida.

    Alguem que não me ocorre o nome escreveu o que creio servir para todas atividades humanas.

    “QUEM COME CONFORME A FOME,MATA A FOME QUE TEM.
    QUEM COME MAIS DO QUE A FOME QUE TEM, SEMPRE COME O PÃO DE ALGUEM.”

Deixe um comentário